segunda-feira, 10 de abril de 2017

Plataforma criada para divulgação de animes antigos irá trazer uma nova forma de preservação da Cultura Japonesa.



Animes completam 100 anos de existência e Núcleo de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio libera para o público cerca de 60 filmes dos anos de 1917 a 1941.
A iniciativa partiu da ideia de comemorar a existência desses clássicos. Como os direitos autorais já haviam sido expirados foi criada uma equipe para a preservação, seleção e tradução desses filmes.
A partir disto nasceu a plataforma Japanese Animated Film Classics, onde podem ser encontrados todos os filmes divulgados. Com legendas em inglês, Kazuki Miura, membro do Núcleo de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio afirma que a ideia é atingir o público do mundo inteiro.
Para os fãs dos desenhos trata-se de uma plataforma que trará um reconhecimento maior para a cultura japonesa. Conversamos com Rodrigo Martins a respeito da iniciativa.

Rodrigo, você se considera um fã dos animes certo?
Sim
O que você acha de um site criado para a divulgação de vários animes antigos? Mais especificamente dos anos de 1917 a 1941.
Acho legal e interessante a ideia. Tem uma pegada nostálgica.
Acredita que isso vai preservar um pouco a cultura japonesa?
Sim, qualquer demonstração de uma cultura estrangeira preserva a mesma em algum lugar. Se pelo menos uma pessoa se interessar, cria uma corrente de ideias que irá manter essa cultura.

Embora para os não fãs a ideia ainda assim é interesse. Conversamos com Janete Perote, dona de casa de 42 anos.

A senhora gosta ou sabe o que são os animes?
Sim, minha filha gosta, eu não. Acho que é mais para público da idade dela.
O que você acha de um site criado para a divulgação de vários animes antigos? Mais especificamente dos anos de 1917 a 1941.
Acho que vai fazer sucesso, muitos jovens gostam.
Acredita que isso vai preservar um pouco a cultura japonesa?
Sim, irá trazer bastante os costumes e crenças do tempo antigo.
 
O link para acesso ao site é http://animation.filmarchives.jp/en/works. Os filmes estão divididos por categorias e autores com o título em inglês e a sinopse em japonês.

0 comentários:

Postar um comentário